8 dicas para aumentar a valorização do seu imóvel

Nenhum comentário

SET_1Muita gente não sabe, mas seja para vender ou alugar, existem medidas que podem ser adotadas para influenciar na valorização de imóveis, independentemente do valor de mercado. Você não precisa mudar de bairro ou esperar o setor imobiliário aquecer para a casa ou apartamento valorizar. Basta prestar mais atenção no próprio imóvel e ver como ele pode ser melhorado.

Para ajudar você com essa estratégia, listamos abaixo as práticas mais utilizadas e que contribuem para a valorização de imóveis. Elas não são difíceis e nem caras de serem aplicadas. Então aproveite as dicas!

1. Deixe o ambiente sempre limpo e cheiroso

A maioria dos moradores costuma acumular muito entulho. Móveis quebrados e inutilizados, pedaços de madeira, de ferro, de alumínio e outras coisas. Isso não acontece só por falta de espaço, mas pelo hábito de não conseguirem se desfazer das coisas antigas. O primeiro passo, então, é se livrar de tudo para ampliar o espaço.

Faça uma limpeza minuciosa e deixe o piso, bem como todo o banheiro e a cozinha, reluzentes. Depois que tudo estiver limpo, use velas aromáticas, incensos ou óleo de essências em um borrifador para melhorar o odor do ambiente. Cheiros de lavanda e jasmim são agradáveis e transmitem a sensação de calma.

2. Faça manutenções preventivas periódicas

Ninguém gosta de morar em um imóvel onde a maioria das coisas não funciona direito. Para evitar que isso aconteça na sua casa ou apartamento, faça manutenções preventivas com frequência. Não deixe que os problemas apareçam para serem resolvidos.

Por exemplo: se observar um cano rachado, não deixe ele estourar para consertar. Aja de forma proativa para impedir esse inconveniente. Acredite, é mais barato, dá menos trabalho e passa a impressão de um imóvel sempre bem cuidado.

Sendo assim, comece ainda hoje a listar os problemas aparentes para resolvê-los com antecedência. Você pode verificar a existência de vidros trincados, portas e janelas agarrando, fechaduras e puxadores quebrados, dobradiças arranhando, tomadas e interruptores que não funcionam, fiações elétricas a mostra e desencapadas, possíveis vazamentos de água, etc.

3. Reforme a estrutura do imóvel

Muitas vezes, só uma pintura não é suficiente para melhorar a aparência do imóvel, pois podem haver buracos e descascamentos. O jeito é partir para a reforma com massa. Veja se há infiltrações antes de começar. Se houver, resolva esse problema primeiro. Mofo pode ser uma indicação de infiltrações.

A ideia é que as paredes e teto da casa fiquem com aparência de novos. Se o piso for antigo e estiver muito desgastado, vale a pena considerar trocá-lo por um novo e mais moderno. Essas ações conjuntas devem contribuir para deixar o imóvel impecável e, consequentemente, mais desejável.

4. Reforme os móveis embutidos

Móveis embutidos aproveitam melhor os espaços e ajudam deixar a decoração mais harmoniosa no ambiente, já que são feitos sob medida para atender necessidades mais específicas do imóvel. Se o seu apartamento ou casa tiver móveis desse tipo, valorize-os com uma reforma. Imóveis com embutidos e planejados costumam ganhar uma valorização extra no mercado.

Você pode verificar os puxadores, dobradiças, pintura e existência de cupins, resolvendo problemas e renovando o móvel por inteiro.

5. Mantenha as contas em dia

Deixar as contas atrasarem só porque o imóvel está vazio é um erro. Elas vão se acumulando e quando alguém se interessar em comprar ou alugar, a dívida será tão alta que você terá dificuldades em quitá-las. Inevitavelmente, o comprador ou inquilino ficará sabendo disso e perderá o interesse, pois a impressão que você passa com isso é de um imóvel abandonado.

Mude esse cenário. Colete todos os boletos de despesas, como água, gás, energia e condomínio, além dos impostos (IPTU e taxa de marinha) e programe seus pagamentos. Se houver atrasos, negocie os pagamentos e não volte a atrasá-los. É bom lembrar que quitações pendentes podem impedir você de transferir o imóvel para outro proprietário em caso de venda. Portanto, fique atento.

6. Invista na iluminação

A iluminação é outra estratégia que você pode adotar para valorizar o imóvel. Por exemplo: luzes indiretas deixam o ambiente calmo, pois transmite a sensação de relaxamento. É possível fazer isso usando gesso e instalando luminárias com lâmpadas especiais. O trabalho pode ser rápido e barato, agregando elegância aos cômodos.

Se a casa ou apartamento tiver um jardim ou uma piscina particular, vale destacar o ambiente com uma luz direta (com foco). O mesmo pode ser feito em quadros de parede ou em outros objetos de decoração que deseja destacar. A iluminação trabalhada da forma correta tem o poder de agregar sensações e valorizar os ambientes.

7. Use energia solar

Além de ser mais econômico, passa a impressão de um imóvel ambientalmente responsável. O custo de manutenção é baixo se comparado com a economia gerada na conta de luz. Além disso, o imóvel torna-se autossustentável energeticamente, dependendo menos da rede pública. Com isso, as quedas de energia não devem afetar o seu imóvel.

O Governo Federal vem estudando a aprovação do IPTU verde. Ele visa oferecer descontos, que variam de 5% a 100%, dependendo do estado, município e nível de dependência energética do imóvel. Algumas cidades já estão em fase de testes. Se tudo der certo, logo teremos um bom incentivo para usar a energia solar.

8. Valorize a vista

Se a sua casa localizada em uma região alta ou apartamento em andares mais altos, é bem provável que você tenha uma vista privilegiada. Aproveite essa oportunidade e instale janelas com bordas de alumínio mais finas, tendo uma área maior de vidro. Se puder e for seguro, considere não instalar grades para deixar as janelas com uma vista mais limpa. Também, prefira utilizar portas de vidro entre a sala e a varanda.

Pode parecer que não, mas um dos fatores que mais influenciam na decisão de compra ou aluguel de um imóvel é a vista que ele proporciona. Então, faça o possível para valorizá-la. Lembrando que isso deve deixar o ambiente mais luminoso e arejado também.

Ao adotar todas essas medidas, a valorização de imóveis será suficiente para cobrir os investimentos. Além disso, pela atratividade, dificilmente ficará desocupado ou à venda por tanto tempo. Coloque essas dicas em prática ainda hoje agregue mais valor ao seu apartamento ou casa.

Gostou das dicas? Aproveite para descobrir também o que fazer para avaliar quanto vale o seu imóvel!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s