O que fazer antes de colocar o seu imóvel para alugar?

Nenhum comentário

blogpost

Nos últimos tempos, a locação tem sido uma forma muito usual de complementar a renda. Essa tendência tem sido ainda mais recorrente por ser um investimento seguro. Ainda que a crise no setor seja recente, o CRECISP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo), que acompanha as variações no mercado imobiliário, mostrou que os valores de aluguel estão aumentando, desde o primeiro semestre . Por isso, muitas pessoas têm pensado em investir no mercado imobiliário e colocar o seu imóvel para alugar.

Mas, engana-se quem pensa que seja o suficiente adquirir uma casa, um apartamento ou uma sala comercial e anunciá-la para locação. Antes disso, existe uma série de passos que devem ser seguidos pelo proprietário, para que todo o processo de aluguel ocorra sem maiores problemas.

Para orientá-lo nesse momento, escrevemos este artigo, que vai citar e explicar 4 passos para colocar o seu imóvel para alugar. Não deixe de ler!

1. Confira as condições do imóvel

O primeiro passo antes de colocar o seu imovel para alugar, é revisar quais são as condições de conservação da parte elétrica, hidráulica e estrutural do imóvel.

Conferir as condições do imóvel é importante porque o valoriza e aumenta o valor da locação.

2. Realize os reparos e os ajustes necessários

Depois de realizada a vistoria técnica no imóvel, é preciso proceder com os reparos e ajustes necessários. Como dito anteriormente, esse tipo de procedimento pode até gerar despesas no início do processo, mas acaba evitando muitas dores de cabeça futuras.

E ainda que a vistoria, tenha constatado que a estrutura e as instalações estejam em bom estado, outros ajustes podem ser necessários após a utilização pelo inquilino. Uma renovação na pintura, por exemplo, custa pouco e pode deixar o local mais atraente aos candidatos á locação.

Outros reparos que podem ser realizados são: troca dos rodapés, limpeza e renovação das pias, troca de torneiras, entre outros.

3. Solicite uma vistoria antes de colocar o seu imóvel para alugar

Após a conclusão dos reparos e antes de anunciar a locação, é indicado também realizar uma nova vistoria no imóvel. Essa, de fato, será a ocasião em que um profissional, que é especialista no assunto, apresentará o valor do aluguel que poderá ser cobrado.

Nessa etapa, é essencial contar com a experiência de um profissional habilitado, para evitar a fixação de um valor que não seja condizente com a casa, o apartamento, a loja ou a sala comercial. Caso contrário, você correrá o risco de permanecer meses com um imóvel disponível para locação, sem atrair inquilinos.

Assim como nas fases anteriores, a melhor opção aqui é contratar os serviços de uma imobiliária, principalmente uma que tenha profissionais de confiança para ajudá-lo.

4. Saiba como e onde anunciar

Muitos locadores encontram problemas na hora de encontrar inquilinos, porque não sabem como, nem onde, anunciar seus imóveis. Isso acontece por falta de conhecimento a respeito de estratégia de vendas e de marketing imobiliário.

Pensando nisso, outro ponto que deve ser analisado, antes de colocar o seu imóvel para alugar, é o anúncio.

Nesse sentido, ele poderá ser anunciado na seção de classificados dos jornais locais ou em sites especializados. Nesses casos, é importante saber que dados essenciais do imóvel devem ser fornecidos, como área, cômodos, localização, dentre outros.

E, na web, além dessas informações, o investimento em imagens nítidas e de qualidade é uma ótima estratégia para atrair inquilinos.

Entretanto, anunciar por intermédio de uma imobiliária, o processo será simples e seguro. Geralmente, as corretoras já possuem sites nos quais os imóveis são anunciados com fotografias e descrição dos itens mais relevantes, o que já facilita o seu trabalho.

Neste artigo, você percebeu que, antes anunciar o seu imóvel para locação, vários passos devem ser seguidos. Um deles é contato com uma imobiliária competente e com muitos anos de experiência no mercado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s