Alugar ou comprar: o que é melhor?

Nenhum comentário

 

O que vale mais a pena: alugar ou comprar? Essa é uma dúvida muito frequente quando nos sentamos para planejar o nosso futuro.

Na hora de procurar um lugar para morar, existem várias questões que devem ser analisadas previamente pelos futuros moradores. No entanto, antes de buscar a sua casa própria, é essencial descobrir qual é a melhor opção: alugar ou comprar?

Considerando que existem vantagens e desvantagens em qualquer uma delas, é imprescindível avaliá-las antes de tomar uma decisão tão importante. Por isso, não deixe de conferir o que falamos sobre a aquisição ou a locação de um imóvel neste artigo.

Comprar: melhores dicas

A compra de uma casa ou de um apartamento já construídos é uma opção muito interessante, principalmente para quem tem disponibilidade financeira. Nesse sentido, muitos especialistas consideram que o investimento em imóveis é uma ótima forma de aplicar as suas economias.

Além de constituir um patrimônio, existe também a segurança de que você estará morando em um imóvel de sua propriedade. Assim, você terá mais tranquilidade para realizar melhorias, como a instalação de novas janelas ou a reforma de algum cômodo, sem ter receio de, um dia, ter de abandonar o seu lar.

No entanto, antes de começar a procurar casas e apartamentos à venda, é importante saber que essa decisão envolve gastos que são superiores ao valor da compra. Dito isso, é preciso calcular também os gastos com transferência, com possíveis reformas e com mobiliário.

Para transferir o imóvel para a sua titularidade, é necessário pagar o ITBI (Imposto de Transferência de Bens Imóveis). Outros valores são os emolumentos cartorários, cobrados pelos Cartórios de Notas e de Imóveis. No geral, o seu gasto com esse procedimento de transferência será de 5% do valor da avaliação da Prefeitura.

E, ainda que opte por contratar um financiamento bancário, tenha em mente que as instituições costumam exigir um valor alto como parcela de entrada. É importante verificar, ainda, os juros, as correções e o prazo de duração da dívida.

Por esse motivo, analisar a sua disponibilidade financeira é essencial antes de se decidir pela compra de um imóvel. Se, ao pesar todas as vantagens e desvantagens citadas, você considerar que dá conta de comprar um imóvel para chamar de seu, vá em frente!

Alugar: melhores dicas

Atualmente, é comum encontrar pessoas que optam por alugar um imóvel, em vez de comprá-lo.  Essa decisão tem muito a ver com o perfil de cada pessoa, mas também envolve questões bem objetivas.

Em primeiro lugar, a locação confere a possibilidade, aos moradores, de escolher um local que atenda às suas necessidades atuais. Logo, caso você mude de emprego, também poderá se mudar para um local mais próximo do novo trabalho, sem maiores problemas.

Esse ponto positivo está muito relacionado à flexibilidade na escolha da moradia. Assim, caso você encontre um imóvel disponível para locação que melhor atenda às suas necessidades, não terá apego à propriedade. E essa também é a opção mais indicada para quem quer morar sozinho, pelo valor inicial a ser desembolsado. Ou, ainda, dividir a casa com os amigos, porque terão a tranquilidade de dividir um imóvel em conjunto, que não é de propriedade de nenhum deles.

Em contrapartida, ao viver em um imóvel que não é seu, você terá de analisar se é interessante ou não investir em melhorias. A instalação de armários embutidos e planejados, por exemplo, pode não ser tão viável, porque ao final da locação, você não poderá levá-los consigo.

E sempre haverá a possibilidade de você ter de sair do seu lar alugado, em algum momento, caso o locador venha a utilizá-lo. Então, é preciso ter em mente que a sua permanência nesse local não será definitiva.

E então, devo alugar ou comprar um imóvel?

Você percebeu que existem vantagens e desvantagens na compra e na locação de um imóvel. Para comprar, é imprescindível realizar um planejamento financeiro e verificar se você dispõe da quantia para, pelo menos, dar entrada em um financiamento. Mas, apesar dos gastos elevados, você vai estar morando na sua casa própria.

Por outro lado, para alugar, você não precisa economizar um valor muito alto para tomar essa decisão. Entretanto, você não estará morando em um imóvel de sua propriedade e o valor do aluguel não será um investimento.

No que diz respeito à flexibilidade, a locação sai na frente da compra. Como o imóvel não é seu, você poderá se mudar, tranquilamente, para outro lugar que atenda às suas necessidades atuais, desde que o valor do aluguel esteja dentro do seu orçamento.

Por fim, os investimentos com reforma e mobiliário no imóvel também são um ponto a ser analisado. Se você compra o imóvel, terá mais liberdade para investir no bem adquirido. Em contrapartida, ao alugar, você terá algumas alguns impedimentos para realizar melhorias.

Então, diante de todas as dicas entre alugar ou comprar um imóvel, é preciso analisar o que combina mais com o seu perfil. Porém, se você já se decidiu, que tal pensar na localização? Confira o nosso guia completo sobre a Região Leste de BH e se inspire!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s