IPTU 2019: o que você precisa saber sobre o pagamento do imposto

Nenhum comentário

iptu

O IPTU – Imposto Predial e Territorial – terá 5% de desconto para os contribuintes de Belo Horizonte que optarem por quitar ou fazer o pagamento em duas ou mais parcelas, até o dia 21 de janeiro.

O Imposto Predial e Territorial 2019, terá reajuste de 3,86%, que corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA-E é utilizado pela Prefeitura para corrigir tributos nos casos em que não há atualização por meio de legislação específica.

 

Qual é a data de vencimento do IPTU/2019?

As guias, com vencimento em 21 de janeiro, são válidas para antecipação de pagamento do IPTU 2019 e já trazem a incidência do desconto de 5% sobre as parcelas – no mínimo duas – ou a quitação integral do imposto efetuados até aquela data.

Os contribuintes que escolherem o parcelamento sem desconto, em até onze parcelas, de fevereiro a dezembro, deverão aguardar o envio das guias mensais, com vencimento no dia 15, ou emiti-las a partir do dia 1º de cada mês.

 

Como faço para emitir a minha guia para pagamento?

As guias do IPTU 2019 começam a ser enviadas no dia 7 de janeiro. Outra opção para o contribuinte é retirar a guia via internet pelo página do IPTU ou pelo PBH APP.

A Prefeitura de Belo Horizonte espera que até o dia 14 de janeiro, todas as 732 mil guias tenham sido entregues.

 

Envio da Guia do IPTU pelos Correios

Enquanto existirem débitos a serem pagos para um determinado imóvel, as guias serão enviadas mensalmente, via Correios, para os endereços de correspondência constantes do Cadastro Imobiliário.

Em alguns casos, porém, o envio das guias via Correios será suspenso. São eles:

  • Quando o lançamento estiver suspenso em razão de reclamação tempestiva, devendo o contribuinte, caso deseje espontaneamente efetuar pagamento do crédito em suspensão, solicitar a emissão da guia pelo sistema eletrônico, nas Coordenadorias de Atendimento Regional ou no BH Resolve;
  • Quando o contribuinte optar por débito automático e não houver parcelas em atraso;
  • Quando o contribuinte antecipar o pagamento de parcelas relativamente às parcelas antecipadas;
  • Quando houver dois ou mais recolhimentos para o IPTU do exercício efetuados por meio de guias emitidas pelo sistema eletrônico.

O contribuinte que não receber, via Correios, a guia para pagamento parcelado do IPTU até o dia 12 de cada mês poderá emiti-la pela internet ou requerer sua emissão no BH Resolve, promovendo, na ocasião, a atualização de seu endereço de correspondência.

A falta de recebimento da guia por via postal não desobriga o contribuinte do pagamento, nem o exime dos encargos devidos pelo seu atraso.

Somente haverá emissão de guias de recolhimento do IPTU do exercício e das taxas e contribuição que com ele são lançadas e cobradas até o último dia em que houver expediente bancário no exercício.

 

Quem paga o IPTU?

É responsável pelo pagamento do IPTU e das taxas que com ele são cobradas:

  • o adquirente, ainda que beneficiário de imunidade ou isenção, pelo débito do alienante;
  • o espólio, pelo débito do “de cujus”, até a data da abertura da sucessão.

 

Parcelamento do pagamento do IPTU

Pagamento parcelado do valor do tributo em 11 (onze) parcelas mensais e consecutivas, com vencimento da primeira parcela no dia 15 de fevereiro de 2019 e das demais parcelas no dia 15 (quinze) de cada mês subsequente, a partir do março de 2019, podendo ser pagas até o primeiro dia útil seguinte, quando o dia 15 (quinze) não for útil ou não houver expediente nas agências bancárias localizadas no município de Belo Horizonte.

Deixe nos comentários sua opinião sobre a cobrança do imposto e compartilhe essa matéria com os seus amigos e familiares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s